“ARETÉ – TEMPO DE FESTA”: Aldeia Coletivo celebra seis anos com oficinas e apresentações

“ARETÉ – TEMPO DE FESTA”: Aldeia Coletivo celebra seis anos com oficinas e apresentações

O Aldeia Coletivo, em comemoração aos seis anos de atividade, promove a primeira edição do Projeto Areté – Tempo de Festa. A programação começou este mês e vai até o dia 10 de abril, a exibição é através do Google Meet e YouTube. O objetivo da celebração é posicionar a produção e pesquisa afro-ameríndia do coletivo através de Shows e Oficinas.

Além da programação, o coletivo está em intercâmbio e formação interna, com orientação do Cacique Idyarrury Xucuru-Kariri de Alagoas e Cacique Babau Tupinambá da Serra do Padeiro, para a montagem e estréia do espetáculo “Ouricuri”, que fala sobre a descoberta da história de Caboclo de Cobre.

Movidos pela necessidade de pautar a herança dos povos originários, perante forte declínio político referente às questões afro-indígenas e ambientais, o Aldeia celebra a continuidade de sua pesquisa, produção e difusão de obras de artistas indígenas, descendentes de indígenas e negres, cruzando tradição e contemporaneidade, artistas consagrados e emergentes.

O início da programação foi no dia 5 de janeiro, com a Oficina de Canto, ministrada por Donna Liu. Do dia 11 ao dia 14, segue com a Oficina de Percussão, sob o comando de Heverton Didoné. No sábado (16), os cantores ISSA e Caboclo de Cobre, se apresentam em uma Live/Show. Domingo (17), com foco no público infantil, acontece Pindorama – Antes de Chamar Brasil. Sábado (23), serão três shows, de Cabokaji, Mayale Pitanga e Sergio Akueran. Nos dias 26, 27, 28 e 29 de janeiro, o evento retorna com a Oficina de Tecnologias da Comunicação / Gerenciamento de Redes, ministrada por Laísa Gabriela.
O  projeto tem apoio  financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB – Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do TurismoGoverno Federal. Para mais informações, entre em contato: aretetempodefesta@gmail.com ou https://instagram.com/aldeiacoletivo

Sobre o Aldeia Coletivo
O Aldeia Coletivo é um coletivo de atrizes, músicos, compositores e atores sediado na Casa Preta Espaço de Cultura, que sustenta como objetivo o despertar e fortalecer as culturas afro-ameríndias, através do uso de múltiplas ferramentas do fazer artístico (teatro, literatura, dança, poesia, música, vídeo, fotografia e artes visuais). O grupo se dedica, em seus produtos, à pesquisa do universo de encantamento no qual está imerso a figura do Caboclo (que deriva do tupi “kareuóka”, que significa da cor de cobre, acobreado, ou aquele que descende do acobreado).

Confira a programação completa

Janeiro/2021 

De 05 a 08 Oficina de Canto (Donna Liu) Horário – (16:00 – 17:30) (Via Meet) De 11 a 14 Oficina de Percussão Afro-Ameríndia (Heverton Didoné) – Horário – (16:00 – 17:30) Via Meet   Dia 16 – Ambush Bahia e Cabôco Experiência – Horário – (15:30 – 17:30) Exibição no Canal do YouTube do Aldeia Coletivo  Dia 17 – Espetáculo Pindorama-Antes de Chamar Brasil – Horário (11:00 – 12:00)  Exibição no Canal do YouTube do Aldeia Coletivo  Dia 23 – Cabokaji, Mayale Pitanga e Akueran – Horário (18:00 – 22:00) Exibição no Canal do YouTube do Aldeia Coletivo Dia 24 – Espetáculo Chiquinho, Chico, Chicão – Horário (17:00 – 18:00) Exibição no Canal do YouTube do Aldeia Coletivo De 26 a 29 – Oficina de Tecnologias da Comunicação/Gerenciamento de Rede (Laísa Gabriela) – Horário – (14:00 – 18:00) Via Meet

Fevereiro/2021

De 01 a 05 – Vivência indígena com a Aldeia Xucurus-Kariris/AL e Cacique Idyarrury  / Via Meet  De 08 e 09 – Vivência indígena com Cacique Babau Aldeia Tupinambá da Serra do Padeiro/BA / Via Meet   Dias 15 e 16 – Intercâmbio e Captação de áudio para o álbum Ybytu-Emi: Participação de MC Tipo A, Maíra Azevedo (Tia Má) e Juracy Tavares – (a confirmar) / Via Meet

Março/2021

Intercâmbio interno de manutenção do grupo com as Aldeias indígenas.

Abril/2021 

Dia 01 – Lançamento do Álbum Ybytu-Emi-É show na Aldeia – Lançamento Virtual (Plataformas de Streaming, Redes Sociais, Live com bate papo sobre o processo de gravação, no Canal do YouTube do Aldeia Coletivo), às 20h. De 08 a 11 – Ouricuri – Canal do YouTube do Aldeia Coletivo.

Serviço: Areté – Tempo de Festa: Comemoração dos seis anos do Aldeia Coletivo
Data: 04 de janeiro até 10 de abril
Plataforma: Google Meet e YouTube
Contato: aretetempodefesta@gmail.com
Telefone: 71 99202-9021 (Mariana Damásio) 

Redação

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Feitos de Música

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre Feitos de Música

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading