Luana Flores celebra mulheres históricas da Paraíba em “Mulher Bicho Solto”

Beatmaker, DJ, percussionista, cantora e compositora paraibana, Luana Flores vem se destacando ao relacionar gênero, território e fusões estéticas contemporâneas em seu trabalho. Recém-eleita “Novo talento” no Prêmio SIM São Paulo, a artista que tem apenas quatro singles lançados já acumula projetos ao lado de Luísa Nascim e Saskia, e remixes para artistas como Tuyo, Luísa e os Alquimistas e Bixarte MC, acaba de lançar em parceria com feat. Furmiga DUB, o single “Mulher Bicho Solto” que já está disponível em todas as plataformas digitais. Ouça aqui.
Anayde Beiriz: poeta e professora. Maria Margarida Alves: lutadora do campo e sindicalista. Zabé da Loca: pifeira. Mestra Ana do coco, mestra Vó Mera: artistas populares. Numa espécie de relicário vivo, Luana Flores evoca a força dessas mulheres, em uma homenagem, mas também um agradecimento a elas. A jovem artista paraibana é uma das apostas contemporâneas mais celebradas na fusão da música eletrônica com ritmos tradicionais – lança o quinto single de sua carreira, e começa a firmar o chão para sua estreia em EP, que acontece ainda em 2021.

Em “Mulher Bicho Solto”, Luana reforça sua abordagem territorial ao compor. É a partir da “Parahyba” – assim mesmo, grafada em Tupi Guarani – que ela revela seu som, sua identidade, e suas referências. Num aprofundamento estético e temático de seu território, ela canta sobre seu pertencimento, e a força de mulheres que a antecederam na construção da história e da cultura que, hoje, ela também ajuda a construir.
“Tento sempre ter um entendimento sobre o meu lugar, a minha origem. A Paraíba é um território cuja história foi invisibilizada. Estamos aqui tentando reconstruir e trazer novos significados a ela. Nesse contexto, eu quero evidenciar as mulheres que vieram antes de mim, e que eu tenho como referência. Algumas dessas mulheres que canto em “Mulher Bicho Solto” já se encantaram, com outras eu pude trocar, mas todas seguem vivas na história desse território”, comenta a artista.
A música “Mulher Bicho Solto” traz a sonoridade das mulheres na linha de frente, numa linguagem que a artista auto intitula Nordeste Futurista. Ouça aqui 😉
Ficha técnica:
Composição: Luana Flores
Produção musical e instrumental: FurmigaDub
Capa: Mônica Barbosa
Fotos: Kio Lima
Comunicação: DOBRA – comunicação e outros desdobramentos