O Rock Retrô brasileiro de Ivan Maverick

O Rock Retrô brasileiro de Ivan Maverick
Foto: Divulgação

Ivan Maverick, cantor e compositor pop rock que reside atualmente Botucatu – SP, começou sua carreira solo em 2018, após passagens pelas bandas Ark-Dinastia (Bauru-SP), Os Totens e Fusca Batom (ambas de São Paulo). De lá pra cá, lançou nove singles, alcançando mais de 17 mil ouvintes mensais e de 100 mil streamings no Spotify. O single “Tudo Bem”, lançado em fevereiro, pintou na importante playlist Novidades do Dia da Apple, além de ter se tornado a primeira música da playlist Pop Rock Brasil da CD Baby no Spotify, também conferindo ao artista a capa da mesma. O videoclipe não ficou para atrás, já acumulando mais de 36 mil visualizações no YouTube e inaugurando a chamada “fase nerd” do artista.

Com “Fusca Batom”, single lançado em março, Ivan Maverick estabelece um novo marco em sua carreira. Imbuído de uma verve sessentista e setentista, por meio de um arranjo que valoriza coros e timbres inspirados principalmente nos Beatles, o trabalho consegue explicitar o intuito de propor um novo pop rock: um pop rock retrô, o qual pode brincar com elementos mais atuais com certa dose de anacronismo, mas que – em uma espécie de tributo ancestral – se certifica de valorizar as suas raízes do rock brasileiras, ao citar abertamente personagens da Jovem Guarda e por resgatar algo da malícia quase ingênua da época, por meio de uma lírica propositadamente despretensiosa.

A música “Fusca Batom” é sobre o convite à uma jovem para ela passear de carro. Simples assim. Seria raso, se esse convite fosse só para entrar em um carro, contudo, o convite é para adentrar o mundo desse outro jovem – esquisito e diferente –,porém um mundo onde coisas antigas são cheias de significado e valor. “Ah, se ela ouvisse Roberto Carlos no meu carro…” – essa seria a chamada para a transformação da garota, onde ela se tornaria uma “Ternurinha” – a Wanderléa da Jovem Guarda – e seria capaz de também entender o porquê do amor pelo retrô. Justamente, é esse o convite que Ivan Maverick faz ao público com seu novo rock: ressignificar a música, ouvi-la de outra forma, voltar ao simples, à inocência divertida das letras, mesmo quando sensuais; no melhor estilo rockabilly, fazendo “rock n’ roll sob o meu capô”.

Todo esse universo da obra de Ivan Maverick é povoado por muitos outros personagens, dos quais uma pequena parte pode ser vista em seu seriado de rock e humor nerd As Aventuras de Ivan Maverick. No estilo que lembra musicais de rock antigos, misturando enredo e clipes, a série foi lançada no YouTube no dia três de março de 2021, e já é um sucesso com mais de 70K de visualizações. Ao todo são 10 episódios que retratam as vicissitudes de um personagem homônimo, que veio abduzido dos anos 70 e está tentando se adaptar nos dias de hoje. Produzida pela Orion Produtora, Ivan Maverick roteirizou, dirigiu e atuou ao longo dos episódios, com a participação voluntária de dezenas de figurantes e atores locais.

Distribuído pela CD Baby nas principais plataformas de streaming, o single é parte de um álbum que está sendo lançado mensalmente. Gravado no Estúdio Música Livre entre os meses de março e dezembro de 2018, a produção musical e artística é assinada por Bruno Daltin Emilio, com a participação dos músicos convidados Gustavo Bernardino de Oliveira (baixo), Jonatas André Paes (teclado), Alessandro “Kustela” da Silva Sousa (bateria) e do próprio Bruno Daltin nas guitarras. As artes dos singles foram criadas pelo próprio Ivan Maverick e as fotos por Bruno Giraldi.

Mesmo em tempos de pandemia, e com a agenda paralisada, Ivan não para e acaba de lançar seu novo single, “Garota Não Fique Triste”, onde reforça seus elementos retrô em uma balada rock. E para você ficar por dentro de tudo que este artista incrível que eu descobri através da plataforma Groover está produzindo por aí, acesse aqui 😉

Cristiano de Jesus

Eu, comunicador e sonhador, filho da Dona Rosa e do Sr. João que, enquanto admiro às belezas da vida, ouço boas histórias e muitas músicas para criar a minha própria trilha sonora.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Feitos de Música

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre Feitos de Música

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading