Vittória Braun e Rafael Lorga lançam single e clipe de “Jornada”

Se fosse para escolher três palavras para resumir o clipe de “Jornada”, primeiro single do novo disco da dupla Vittória Braun e Rafael Lorga, seriam essas: cores, paisagens e afetos. Ao contrário do EP de estreia, “Alargar o Mundo” (independente, 2019), que levou quatro anos para chegar aos ouvidos do público, o álbum “Salto no Breu” (independente) foi todo gravado num mergulho profundo de três meses, com produção musical do baiano Pedro Itan e coprodução de Claudio Nucci, paulista fundador do grupo vocal Boca Livre.
“Jornada” descreve uma viagem por diferentes brasis, a partir do desejo de desvendar novos caminhos e desatar os nós. Partindo do sertão em direção ao mar, passando por veredas, cafundós e também pelas grandes cidades, a música carrega uma sonoridade que aponta para um imaginário de América Latina que Vittória e Rafael gostam de ouvir e sentir através de suas palavras, timbres e ritmos.

A escolha do single foi difícil para os dois, que são um casal há seis anos. “Não é que ‘Jornada’ resuma o disco, mas ela diz muito dos nossos desejos enquanto duo, no sentido do lugar onde colocamos as nossas vozes e de ser uma música que cantamos juntos. Uma das razões de ter sido escolhida veio do que a música é, do caminho que Iara e Rafa desenharam ela e da potência que ela representa”, conta Vittória, nascida em Belém e radicada no Rio de Janeiro.
A música inaugura a parceria do carioca Rafael Lorga com Iara Ferreira, paulista da divisa com Minas Gerais. Iara vem sendo gravada por artistas em ascensão, como Ilessi, Júlia Vargas, Luisa Lacerda, Nina Wirtti e a própria Pietá, da qual Rafael faz parte (são de Iara e Frederico Demarca a lindíssima “Suçuarana”, cravada no álbum mais recente da banda, “Santo Sossego”, e o single lançado esse ano, “Perfume de Araçá”). De um ano para cá, ele vem investindo com mais carinho nas parcerias porque descobriu que gosta mais de compor junto.
E foi assim que fizeram “Jornada” no início dessa pandemia que jamais esqueceremos. “De repente, a gente se deu conta de que não iria mais circular. A música veio dessa vontade de sair, seguir e sonhar. Ir sem medo do que virá, sem saber pra onde vamos, mas sabendo que não andamos sós. A canção brotou desse turbilhão de sentimentos. Iara mandou as duas primeiras estrofes lá atrás e retomei agora, movido pelo desejo de colocar ela no álbum. Trouxe outros cenários para a letra” , rebobina Rafael.
Dirigido por Caio Riscado, o clipe apresenta imagens que buscam re-banhar as secas dos nossos sertões (pessoais) com correntes de azul: azul ar, azul água, azul céu e azul mar. Os artistas investem também em chamados para o azul vento: para os braços que agitam bandeiras e sopram esperança nos acontecimentos. Em “Jornada”, Vittória Braun e Rafael Lorga fazem azul para fazer da canção uma aposta de futuro, poesia em movimento, um convite para nadar ou, quem sabe, voar de mãos dadas?
Este clipe de “Jornada” e o disco “Salto no Breu”, que sai em 16 de abril, foram realizados com recursos do edital Retomada Cultural RJ, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc. Ouça o single em sua plataforma de streaming preferida clicando aqui e o videoclipe você assiste abaixo 😉
FICHA TÉCNICA CLIPE
Roteiro e Direção: Caio Riscado
Direção de Fotografia: Nathalia Atayde
Câmeras: Nathalia Atayde e Raphael Pinheiro
Operação de drone: Raphael Pinheiro
Edição e Montagem: Lucas Canavarro
Direção de Arte: Carla Ferraz
Programação Gráfica: Lala Carneiro da Cunha
Figurino: Carla Ferraz
Costureiras: Liza Machado e Ateliê das Meninas
Adereço de Macramê: Loeni Mazzei
Direção de Produção: Mira Barros, Vittória Braun e Rafael Lorga.
Produção de Set: Mira Barros
FICHA TÉCNICA SINGLE
Composição: Rafael Lorga e Iara Ferreira
Intérpretes: Vittória Braun e Rafael Lorga
Direção Musical e Arranjos: Rafael Lorga
Produção Musical: Pedro Itan
Co-produção Musical: Claudio Nucci
Mixagem e Masterização: Pedro Itan
Percussões: Bernardo Aguiar
Contrabaixo Acústico: Rômulo Gomes
Clarinete: Marcelo Cebukin
Violões: Rafael Lorga e Pedro Itan
Bandolim: Pedro Itan
Distribuição: ONERpm
Assessoria de Imprensa: Belmira Comunicação
Assessoria de Digital: Elisa Fernandes
Produção Executiva: Mira Barros
Direção de Produção: Vittória Braun e Rafael Lorga