Festival OQ VC OUVE homenageia Áurea Martins

O que você ouve? Essa pergunta, tão reveladora da personalidade de uma pessoa foi o mote usado pela cantora e produtora Aline Paes para realizar uma série de lives com nomes de destaque da MPB ao longo do infindável isolamento social, em 2020. E é a partir dessa curiosidade pelas influências discográficas que ela promove, entre os dias 25 e 28 de março, a primeira edição do Festival OQ VC OUVE, comemorando um ano de conversas musicais.
Ao todo, serão sete shows online gratuitos divididos entre seis jovens artistas e uma homenageada – Áurea Martins, por seus 80 anos e pela importância de sua obra, referência para as demais participantes: a própria Aline Paes, Juliana Linhares, Marina Íris, Luciane Dom, Ilessi e Júlia Vargas. Elas se apresentarão nos três primeiros dias, dois shows por noite, a partir das 20h, no canal oficial de Aline Paes no YouTube. E Áurea vai brilhar no domingo, também a partir das 20h.
“É uma alegria muito grande poder reunir tantas cantoras maravilhosas num festival que destaca o valor da escuta musical e que, em sua primeira edição, traz na programação vozes tão potentes da cena carioca. É uma forma de celebrar o nosso ofício, o nosso papel na sociedade, dando voz a tantas pautas e oferecendo beleza a quem nos ouve”, celebra Aline, sempre com seu lindo sorriso nos lábios, alto astral e amor à música. Confira a programação abaixo!
Programação Festival OQ VC OUVE:
Dia 25/março – Quinta
20h: Ilessi
21h: Juliana Linhares
Dia 26/março – Sexta
20h: Luciane Dom
21h: Marina Íris
Dia 27/março – Sábado
20h: Aline Paes
21h: Julia Vargas
Dia 28/março – Domingo
20h: Áurea Martins [homenagem e encerramento do festival

O line up, escalado a dedo, teve como recorte cantoras independentes que residem e desenvolvem suas carreiras no Rio de Janeiro há pelo menos 10 anos. Todas foram diretamente afetadas pelos cancelamentos de turnês impostos pela pandemia. E, seguindo a ideia original das lives, cada uma trará em seus repertórios algumas de suas maiores referências musicais, o que também pode ser conferido através da Playlist OQ VC OUVE, criada conjuntamente por elas. Os shows terão a duração de cerca de 40 minutos, cada.
Inventiva e dedicada à pesquisa musical, Aline Paes convidou, no ano passado, nomes como BNegão, Roberta Sá, Hamilton de Holanda, Raquel Virgínia, Charles Gavin e Marcos Suzano, entre muitos outros, para um bate-papo virtual que estimulasse a troca de saberes e referências estéticas. Foram 35 encontros com mais de 40 artistas, num total de 40 horas que somaram mais de 15 mil visualizações. O Festival OQ VC OUVE é um braço deste projeto original.
HOMENAGEM À UMA LENDA DA MPB
No dia 28, para encerrar o festival, haverá o recheio do biscoito: uma homenagem à Áurea Martins, legendária cantora da noite carioca, que completou 80 anos e fará uma apresentação única, às 20h. Com um séquito de grandes admiradores, desde a divina e saudosa Elizeth Cardoso, passando por Chico Buarque, Aldir Blanc, Teresa Cristina, Mônica Salmaso, Guinga e até Fernanda Montenegro, entre tantos outros de diversas gerações, Áurea é um capítulo fundamental na história da MPB.
“Escolhi homenageá-la porque ela é referência pra muitas cantoras brasileiras. Sempre aprendo algo novo quando a ouço, e isso é digno de mestres. Ela representa força, beleza, generosidade e uma entrega muito grande à música. Chegar a essa idade, sendo mulher, negra e seguir atuante em meio à uma pandemia não é pra qualquer uma!”, completa Aline, que encontra em Áurea uma das inspirações para ser cantora. “Isso só me incentiva a continuar até onde der. Os jovens me estimulam muito. Fiquei muito feliz com a homenagem e o carinho de todos”, agradece a veterana, emocionada.
Amplo alcance social
A cada noite, serão divulgadas instituições de ensino de música que atuam há mais de 10 anos em diferentes regiões do Rio de Janeiro. São elas: Escola de Música da Rocinha, Escola de Música da AMC da Baixada Fluminense e banda Lata Doida, de Realengo, no Rio de Janeiro. O público será convidado a colaborar com os projetos através de doações de instrumentos musicais ou doações financeiras. A parceria do festival com as escolas lançará luz sobre a importância sociocultural do ensino de música para a cidade. Todos os shows terão tradução para Libras.
O público também será convidado a participar do evento através das redes sociais, respondendo a posts e enquetes com o tema “OQ VC OUVE?”. A curadoria também indicará aos seguidores, discos e artistas do passado e do presente que merecem ser ouvidos pelo público. Portanto, interação e escuta são as palavras de ordem do projeto, sempre norteados por boa música.
Equipe e patrocínio
Com direção geral e curadoria de Aline Paes, direção de arte e cenografia de Suzane Queiroz, os shows foram todos pré-gravados sem plateia no Estúdio Frigideira, na Glória, a fim de garantir a máxima qualidade de exibição online e serão transmitidos pela equipe da 4D Live.
O Festival OQ VC OUVE é patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Lei Aldir Blanc, e tem parceria com a marca de roupa feminina Re-Roupa, que já fez séries para artistas como Anelis Assumpção e Baiana System. E você já pode ativar a notificação no canal do Youtube abaixo para não nenhum segundo deste festival incrível.
YOUTUBE | SITE | PLAYLIST | INSTAGRAM