Choro da Quitanda celebra gênero com série documental

A música instrumental com matiz popular no Brasil tem como primeiro gênero consolidado o choro – e a “roda de choro” é o fenômeno sociocultural que o acompanha desde o princípio. A roda é o local do encontro, da performance e da transmissão oral do conhecimento, da técnica e do repertório. O Choro da Quitanda nasce desse universo: um grupo de músicos que se identificou a partir dos encontros musicais no espaço urbano da capital paulista. Entre os dias 21 de março e 23 de abril, a Quitanda homenageia o gênero através de conversas com personalidades do choro e apresentações musicais, online e gratuitas.
Formado por Tahyná Oliveira (flauta), Marcos de Sá (acordeon), Luca Frazão (violão 7 cordas), Gustavo Araújo (cavaquinho), Caio Batista (bandolim) e Caio Barbosa (pandeiro), o Choro da Quitanda iniciou suas atividades se reunindo em roda numa quitanda no centro de São Paulo. A roda migrou de espaço físico, mas a Quitanda se manteve no nome celebrando a origem do encontro. Nos últimos anos a trupe expandiu seu repertório para desenvolver uma nova roupagem, estabelecendo diálogos e conexões entre a tradição e a contemporaneidade.
Agora, uma nova etapa do trabalho do grupo se coloca: materializar em espetáculos musicais o resultado estético desenvolvido nesses anos de ensaios, investigações, estudos e aprendizados orais adquiridos nas rodas de choro. Para dar corpo ao projeto o Choro da Quitanda contou com o reconhecimento de importantes personalidades do meio, sendo presenteado com composições inéditas cedidas especialmente para o grupo. São compositoras e compositores que trazem a diversidade de abordagens que a Quitanda já vinha buscando.

Prosa e Choro
Prosa e Choro é um programa que será exibido no canal do Choro da Quitanda aos domingos, às 17 horas, de 21/03 à 23/04. Os músicos mostrarão composições inéditas de grandes nomes da música instrumental brasileira: Toninho Ferragutti , Léa Freire, Luísa Mitre, Zé Barbeiro, Daniela Spielmann, Wanessa Dourado, Antônio Rocha e Carol Panesi. A cada programa, dois desses compositores serão convidados a bater um papo solto sobre música: trajetória, processos composicionais e tudo mais que der na telha. O conteúdo será transmitido ao vivo da Casa Barbosa, palco importante de São Paulo para o samba e o choro.
Grande Show
Dia 23 de Abril é uma data duplamente importante para os brasileiros. O dia nacional do choro é comemorado neste dia e, não por acaso, é também aniversário de Pixinguinha, figura unânime da linguagem. É também dia de São Jorge. Celebrando a data, o Choro da Quitanda fará uma apresentação, orientada pelo diretor musical Edmilson Capelupi, do repertório recebido na íntegra com participação especial de Wanessa Dourado. A festa encerra o projeto Prosa e Choro e também será transmitida da Casa Barbosa, às 21h, por meio do canal oficial da banda.
SERVIÇO
Para assistir os shows do projeto Prosa e Choro, clique aqui 😉
Se liga na agenda abaixo,
21/03: Show e Entrevista com Carol Panesi e Toninho Ferragutti
28/03: Show e Entrevista com Luisa Mitre e Zé Barbeiro
04/04: Show e Entrevista com Lea Freire e Edmilson Capelupi
11/04: Show e Entrevista com Daniela Spielmann e Antônio Rocha
18/04: Live de Aquecimento para o Grande Show
23/04: Grande Show – Repertório Completo (participação Wanessa Dourado)