Na pista com o DJ Bruno X

Olá, seja bem-vindo a mais um bate-papo cheio de amor e música. Desta vez, tive a honra de conversar com Bruno Caetano, mais conhecido como o DJ Bruno X .

Aqui ele fala como a música entrou em sua vida; apresenta alguns dos artistas que estão presentes na construção da sua essência musical e daqueles que, de alguma forma, são influências para que ele se inspire e seja o profissional incrível que sabemos que é. Conta também como vem se reinventando neste período de distanciamento social e compartilha conosco o sonho de produzir com um artista que todos nós respeitamos muito. Sem mais, fique com a entrevista abaixo.

Meu ritmo

DJ Bruno X > Minha essência musical com certeza é o Funky Soul (James Brown, Aretha Franklin, Michael Jackson, etc…). A música entrou na minha vida por influência do meu pai, Itamar Caetano. E passou a se tornar uma coisa profissional quando tive contato com a dança Hip-Hop). 

Influências

DJ Bruno X > DJ SkratchBastid, DJ Nino Leal, DreeBeatmaker, Zeh Pretim, Tamenpi, Masego… A lista é bem grande e iria tomar conta de muitas linhas dessa entrevista. Mas tem muitos outros artistas mais que me inspiram e me influenciam.

Carreira

Revista Feitos De Música > Como foi sua estréia como DJ, teve frio na barriga? Se sim, este frio ainda permanece antes de iniciar a tocar para a galera?

DJ Bruno X > Posso dizer que a minha estréia como DJ foi animada haha. Toquei em um aniversário e o frio na barriga estava lá. Dez anos depois, abrindo o show do Baco Exu do Blues aqui no Rio, o mesmo frio na barriga ainda estava lá. Então, quando eu parar de sentir esse frio, com certeza irei procurar outra coisa pra fazer.

Revista Feitos De Música > Você é especialista em Black Music, Hip-Hop e Soul. É o DJ que escolhe o nicho que vai trabalhar ou o nicho que escolhe o DJ que vai disseminar sua cultura nas pistas da vida?

DJ Bruno X > Exatamente, Hip-Hop e Soul posso dizer a você que domino sim, mas também tenho vasto conhecimento em outras vertentes, por exemplo, o House. E sobre o DJ escolher o que vai tocar isso tem muito haver com sua personalidade. Contudo, alguns DJs tocam o que não gostam, mas é aquele tipo de música que leva o sustento pra ele.

“Viver de música é um privilégio, viver tocando a música que você gosta é um privilégio 10x maior”.

Revista Feitos De Música > Com o distanciamento social, a web se tornou o novo palco. Está fazendo com que todos nós tenhamos que nos reinventar e colocar à prova nossa criatividade. Como esta sendo a adaptação deste novo formato de apresentação, o que você esta curtindo fazer e o que está sentindo falta?

DJ Bruno X > Sem dúvida que neste período de distanciamento social as redes sociais se tornaram o nosso palco principal, e se reinventar – sair da nossa zona de conforto – se tornou mais do que necessário. O artista que não o fizer, ficará pra trás. Eu nunca produzi tanto como nesse período (música, conteúdo, sets, materiais para as redes sociais) e eu estou curtindo muito fazer isso, vi que posso render muito mais do que antes. Mas, sem dúvida alguma que sinto falta das pessoas, dos shows, dos clubs, das festas, de tocar para as pessoas na minha frente e sentir a energia daquele instante.

Revista Feitos De Música > Como DJ você já conquistou tudo o que desejava, ou ainda falta tocar em algum lugar específico, produzir com algum artista especial?

DJ Bruno X > Com certeza não realizei tudo, quero ainda tocar muito pelo mundo. Embora eu já tenha tocado fora do Brasil, tocar no Japão e Nova Iorque são lugares que tenho em mente e ainda vou realizar. Sobre produzir com artistas a lista também não caberia aqui, mas vou dizer um: o Marcelo D2 é um cara no qual eu gostaria muito de trampar e produzir junto.

Revista Feitos De Música > O que te inspira e alimenta o seu processo criativo?

DJ Bruno X > Meus orixás, meus guias, minha família, e a vontade de fazer as pessoas felizes através da música.

Ser Feito De Música é…

Uma necessidade, sem música não tem vida.

Revista Feitos De Música > Em sua opinião, quais os maiores desafios que você encontra ao atuar como DJ? E que dicas você daria, para alguém que estivesse interessado em iniciar nesta área?

DJ Bruno X > O preço dos equipamentos, dos cursos, de DJs não são baratos. Ser DJ no Brasil é CARO. Sem dúvidas a dificuldade financeira é uma grande barreira. E pra quem ta começando, AME o que você faz, NUNCA desista, pois somente depois de 10 anos é que estou COMEÇANDO a colher os frutos da minha carreira. Se você tiver fé, amor e determinação NADA irá te parar.

Revista Feitos De Música > Apesar de todo glamour e visibilidade que a profissão proporciona, é fácil viver de música? Ter o seu trabalho reconhecido, bem remunerado?

DJ Bruno X > É muito difícil viver de música. E o “glamour” é a consequência de MUITO trabalho. E, de maneira alguma, você deve deixar o deslumbramento te desviar do foco do seu trabalho – mas infelizmente é o que mais acontece. Já sobre ter o seu trabalho reconhecido e bem remunerado são vários fatores pra fazer isso acontecer, dentre eles, alguns eu já falei acima: fé, amor e determinação no que você faz. Todas as outras coisas, resultados que virão serão consequências de um trabalho bem realizado.

Reprodução Youtube > Red Bull Threestyle por DJ Bruno X

Bem, chegamos ao fim de mais um bate-papo cheio de cultura e referências maravilhosas com o querido Bruno Caetano aka DJ Bruno X. E para você ficar sempre por dentro do que ele está aprontando por ai, basta segui-lo no Instagram , no Soudcloud , no seu canal do Youtube ou sua página no Facebook 😉

Abração,

Cristiano De Jesus

Cristiano de Jesus

Eu, comunicador e sonhador, filho da Dona Rosa e do Sr. João que, enquanto admiro às belezas da vida, ouço boas histórias e muitas músicas para criar a minha própria trilha sonora.

Recent Posts

Zamba lança videoclipe de “PAM PAM PAM” em parceria com Rafa Chagas, Shuna e Yan Cloud

A cena musical da Bahia continua revelando nomes incríveis que contribuem para a difusão do…

4 meses ago

Lellê retorna ao cenário musical com o EP TRI ÂNGULOS

A multiartista Lellê, está de volta ao cenário musical e, para marcar este momento, ela…

5 meses ago

Matheus Teixeira lança o EP “Mais Bonito na Sua Boca”

O cantor e compositor Matheus Teixeira encerra o ano em clima tropical apresentando o seu novo EP…

6 meses ago

Rico Dalasam revela seu álbum “Escuro Brilhante”

Na noite de 09 de novembro, o poeta Rico Dalasam revelou em um grupo no…

6 meses ago

Julio Secchin lança o tão aguardado álbum “Erupçando”

O cantor e compositor carioca, Julio Secchin, lançou o seu tão aguardado segundo álbum intitulado…

6 meses ago

BATEKOO apresenta o ‘Baile Mete Gala’

O 'Baile Mete Gala', da BATEKOO, está marcado para acontecer no próximo dia 17 de…

6 meses ago